Tire suas dúvidas
Formulário de Contato
Introdução
Cirurgia Endoscópica da Coluna
A cirurgia endoscópica de coluna é um procedimento pouco invasivo que conta com o auxílio de equipamentos de alta tecnologia no momento da operação. O método tem sido cada vez mais realizado no Brasil por garantir uma operação segura, resultados efetivos, além de uma recuperação mais rápida.
A operação tem os riscos de complicações reduzidos, pois as incisões realizadas durante a endoscopia de coluna são mínimas. Há também menores chances de dores decorrentes da cirurgia e um período de internamento mais curto, o que confere um pós-operatório rápido, seguro e confortável para o paciente.
Vídeos Educativos
Sobre Cirurgias Endoscópicas da Coluna
Saiba mais sobre
O Procedimento
A operação é realizada com o auxílio de um endoscópio, equipamento que conta com microcâmeras acopladas na ponta de um tubo flexível, introduzido no paciente através de incisões mínimas (de 5 a 7mm) na pele. As imagens podem ser ampliadas e transmitidas em alta definição para garantir a segurança do procedimento. O médico consegue visualizar, em tempo real, as estruturas da coluna e o local que precisa ser operado, com bastante precisão.
Agulhas, pinças e outros pequenos instrumentos podem ser passados por meio do endoscópio para, assim, auxiliar na retirada de hérnias ou na descompressão dos nervos. A endoscopia de coluna é, em geral, realizada apenas com anestesia local e sedação. Porém, no caso de operação na região cervical, por conta da postura, geralmente indica-se a anestesia geral para maior conforto do paciente.
Indicações
A cirurgia endoscópica de coluna pode ser realizada em qualquer posição da coluna vertebral, seja na região cervical, torácica ou lombar. O procedimento é recomendado para o tratamento de casos de hérnia de disco, dores ciáticas, artroses, estenoses e até mesmo para a retirada de alguns tumores.
Cuidados Necessários
Por ser um procedimento minimamente invasivo, os movimentos leves de tronco e caminhadas podem ser realizados algumas horas depois da cirurgia. No entanto, o médico recomenda evitar esforços e carregamento de peso por pelo menos 1 semana após o procedimento. O indivíduo poderá retornar ao trabalho de 2 a 10 dias após a endoscopia, dependendo da sua função ocupacional.
Depois desse período inicial de recuperação, indica-se a prática de exercícios de fisioterapia para a reabilitação completa do paciente. Reforça-se a importância de seguir todas as orientações médicas durante todas as etapas cirúrgicas.
Fale Comigo
Ficou com dúvidas a respeito desta patologia?
Entre em contato comigo e vamos conversar!
Conheça o
Dr. Fernando Flores
Ortopedia e Cirurgia da Coluna • CRM-SP: 153.076 • RQE: 76.186
Dr. Fernando Flores é médico ortopedista referência em cirurgia da coluna vertebral, com mais de uma década de experiência, expoente na área de cirurgia minimamente invasiva e cirurgia endoscópica da coluna.
Realizou Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo e Especialização em Cirurgia da Coluna na USP.
Atua na área assistencial e de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento da cirurgia de coluna no Brasil e no Mundo. É autor de diversas publicações científicas, abrangendo artigos em revistas indexadas, capítulos de livros e seminários de formação acadêmica e de residência médica.
É médico do Grupo de Coluna do Hospital das Clínicas da USP e Médico do Núcleo de Coluna do Hospital Sírio-Libanês. Além de operar seus próprios pacientes nos hospitais mais conceituados de São Paulo, Dr Fernando ainda capacita colegas em diversas cirurgias endoscópicas, por ser uma técnica inovadora , na qual poucos médicos possuem expertise