Você já ouviu falar em infiltração na coluna?
Muitas vezes não temos o cuidado necessário com a nossa postura e desenvolvemos dores na coluna. Se você está passando por isso e quer conhecer um tratamento para aliviá-las, apresentamos a infiltração na coluna.
Trata-se de uma técnica para tratar este tipo de dor, problema que é comum, sobretudo para pessoas que trabalham fazendo esforço físico ou que passam muito tempo sentadas.
As dores na coluna são frequentes na maioria das pessoas. Anualmente, cerca de 64% das pessoas apresentam esta queixa e estima-se que 84% terão esse problema em algum momento da vida.
A infiltração na coluna é uma boa opção de tratamento, pois age na dor de forma localizada e de forma minimamente invasiva.
Continue a leitura deste texto se quiser saber mais sobre este tratamento!
O que é infiltração na coluna?
A técnica da infiltração na coluna também conhecida como bloqueio na coluna consiste na aplicação de medicamentos diretamente na área afetada. Dessa forma, é possível não só tratar a dor, como também identificar exatamente a sua origem.
Em geral, esses medicamentos são analgésicos, anti-inflamatórios e anestésicos. O principal objetivo é aliviar a dor e melhorar a função da coluna, pois o procedimento reduz o processo inflamatório do local.
Existem dois níveis de aplicação da técnica, uma superficial e outra mais profunda:
Infiltrações superficiais
As infiltrações superficiais podem ser realizadas no consultório e são indicadas quando há dores musculares ou miofasciais que acontecem quando há uma pressão em um ponto específico do corpo.
Infiltrações profundas
Já as infiltrações profundas são feitas em centros cirúrgicos onde o médico utiliza um aparelho de fluoroscopia que mostra imagens da coluna em tempo real.
Dessa forma, o profissional consegue localizar os pontos específicos da coluna que estão causando a dor.
Em ambos os casos, os medicamentos e anestésicos são aplicados por meio de injeções. Para que o paciente não sinta nenhuma dor durante o procedimento, utiliza-se anestesia local e sedação.
O procedimento leva em torno de 30 minutos, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, sem necessidade de internação.
Para quem é indicada?
O tratamento é indicado para pacientes com os seguintes problemas na coluna:
1. Distúrbios das facetas articulares
Problemas nas articulações entre as vértebras que tem a função de estabilizar e sustentar a coluna, além de permitir os movimentos de torção e flexão.
2. Distúrbios do disco intervertebral
Os discos intervertebrais servem como ponto de apoio e amortecedores entre as vértebras para evitar o desgaste dos ossos e garantir a flexibilidade da coluna.
3. Distúrbios neurológicos
Os distúrbios neurológicos afetam as terminações nervosas que saem da coluna. Uma das causas para esse tipo de problema é o estreitamento do canal vertebral que é por onde passam os nervos no interior da coluna.
Em geral, recomenda-se combinar este tratamento com sessões de fisioterapia para otimizar o processo de reabilitação.
Se você está sentindo algum tipo de dor na coluna, é importante consultar um profissional para obter um diagnóstico correto e assim descobrir se o procedimento de infiltração na coluna é o mais indicado para o seu caso.
Ficou com alguma dúvida?
Então envie uma mensagem ou agende uma consulta!